Home > Destaque > Nova onda de calor se aproxima e Mato Grosso do Sul pode chegar a máxima de 45°C

Nova onda de calor se aproxima e Mato Grosso do Sul pode chegar a máxima de 45°C

A terceira onda de calor do ano se aproxima de Mato Grosso do Sul, elevando ainda mais as temperaturas na próxima semana. A previsão é de que as temperaturas máximas possam chegar a 45°C em cidades do Estado, com umidade relativa do ar em níveis críticos, abaixo de 30%.

O Clima Tempo afirma que a próxima onda de calor pode ser ainda mais forte do que as duas últimas e além do Mato Grosso do Sul, deve atingir São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Conforme o Clima Tempo, as madrugadas frias que atualmente trazem alívio para o calorão devem perder força a partir de 9 de novembro e além do dia, as noite também devem ser quentes. O feriado de 15 de novembro deve ser de calor intenso.

O Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) corrobora a previsão de calor intenso a partir de 13 de novembro. “Os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico, que irá favorecer uma nova onda de calor, com altas temperaturas próximas aos 40-45°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 10-30%”.

Calor Intenso em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul vive dias de calor intenso nesta semana. As temperaturas máximas chegaram a 42,3°C em Porto Murtinho nesta terça-feira (07) e alcançaram os 40°C em Pedro Gomes e Nhumirim (Pantanal).

Em  Aquidauana e Corumbá calor de 39,4°C e em Campo Grande a máxima atingiu 38,2°C nesta tarde. Jardim, Bonito Miranda e Coxim também tiveram calor acima dos 38°C, conforme dados do Inmet.

Aliado ao calorão, Mato Grosso do Sul enfrenta baixa umidade relativa do ar. Sidrolândia chegou a 13%, Porto Murtinho e Campo Grande em 14% e Aquidauana em 15%.

Ondas de Calor

As ondas de calor são provocadas por um bloqueio atmosférico e potencializadas pelo fenômeno El Niño, que tem como característica o aumento da chuva e do calor. Mas este ano está atípico, com ondas de calor intensas.

A primeira onda de calor a elevar as temperaturas no Mato Grosso do Sul foi registrada na segunda quinzena de setembro, com oito dias de calor extremo. Na época, Porto Murtinho chegou a 42,6°C, Corumbá a 41°C, Três Lagoas 41,4°C e Campo Grande 36,8°C.

Em outubro, uma nova onda de calor na segunda quinzena elevou a temperatura para novos recordesCom isso, Porto Murtinho chegou a 43,3°C e 39,4°C em Campo Grande.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado ...