Home > Destaque > Obras de acesso à Rota Bioceânica começam em Agosto

Obras de acesso à Rota Bioceânica começam em Agosto

A construção da alça de acesso à Rota Bioceânica, no município de Porto Murtinho, deve ter início em agosto. A nova data foi anunciada pelo superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, Euro Varanis, durante a primeira reunião do CEG ROTA (Comitê Estadual da Rota Bioceânica), realizada nesta quinta-feira (6).

O trecho de 13,6 quilômetros, que liga a ponte Bioceânica até a BR-267, faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), assinado em dezembro de 2023. Segundo Varanis a obra de R$ 472 milhões já está licitada.

A previsão inicial era que as obras começassem em abril. Em visita à Mato Grosso do Sul, em março deste ano, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o Governo estava esperando o fim do período das chuvas.

Comitê Estadual

Durante o encontro com representantes da gestão estadual, da Prefeitura de Campo Grande e entidades como DNIT, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral) discutiram os desafios para implementação da Rota, como a questão aduaneira, os gargalos logísticos, econômicos e ambientais e plano gestor para desenvolvimento das cidades impactadas.

A reunião foi presidida pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, destacou a relevância estratégica da Rota Bioceânica no desenvolvimento do Estado. “Criamos um comitê específico, primeiro para internalizar em todos os entes estaduais, que todas as secretarias possam exatamente conhecer o impacto da rota e obviamente possam dentro do seu segmento buscar executar ações para sua implementação”, disse.

O Comitê foi instituído no início do ano e é responsável por estabelecer diretrizes, governança e desenvolvimento da Rota no Estado, com políticas, ações e iniciativas sustentáveis que “propiciem avanços regionais multidimensionais e estimulem investimentos, conectando o Mato Grosso do Sul e o Brasil e outros países”. A próxima vai acontecer em novembro.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado ...