Home > Destaque > Incêndios: Refúgio Caimam interrompe atividades

Incêndios: Refúgio Caimam interrompe atividades

Refúgio Ecológico Caimam, pioneiro em ecoturismo e uma das grandes referências em conservação do Pantanal sul-matogrossense suspendeu temporariamente as suas atividades hoteleiras após o grave incêndio que atingiu a região no último final de semana. O fogo chegou a consumir mais de 80% da área do empreendimento.

Em nota publicada nas redes sociais, o Caiman identifica os últimos incêndios como uma verdadeira calamidade e informa que a suspensão será necessária para que todos os esforços sejam voltados para a recuperação da fauna e flora no Pantanal, extremamente atingidas pelos focos.

Confira a nota na íntegra:

Quem nos acompanha deve saber que, nos últimos anos, o Pantanal tem sofrido fortemente com incêndios, que vêm se agravando cada vez mais por conta das mudanças climáticas.

Infelizmente, apesar dos inúmeros esforços que temos feito aqui na Caiman para evitá-los, no último final de semana uma queimada sem precedentes atingiu a nossa fazenda e outras propriedades vizinhas. Esse episódio de força avassaladora, somado a um incêndio ocorrido em julho, resultou na queima de pelo menos 80% da nossa área, uma verdadeira calamidade.

Nossa propriedade e nosso propósito são – e sempre foram – a conservação da fauna e da flora, as milhares de espécies que encontram aqui uma morada segura.

Pelos próximos dois meses, portanto, vamos fechar nossa operação hoteleira e, assim, focar nossos esforços na recuperação desta biodiversidade tão fundamental ao planeta. Nossa reabertura será no dia 29 de setembro.

Apesar de obviamente estarmos todos consternados, seguimos otimistas e motivados a fazer o que for preciso para transformar esta situação.

resiliência, afinal, sempre fez parte da nossa história, desde o dia em que resolvemos criar um refúgio ecológico em uma área, até então, restrita à pecuária.

A pausa, para nós, é uma oportunidade de melhorar, relembrar o sonho que nos trouxe até aqui e reafirmar nosso compromisso com a conservação. Foi assim no incêndio em 2019, na pandemia e em outras ocasiões.

Já estamos a todo vapor ao lado de biólogos, cientistas e outros especialistas para implementar iniciativas que recuperem áreas e espécies prejudicadas. Também vamos aproveitar o momento para concretizar algumas melhorias em nossa estrutura.
Enquanto isso, se você quiser colaborar com a Caiman e, consequentemente com tudo o que acontece em prol do nosso bioma, continue visitando o Pantanal.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado ...