Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado nesta sexta-feira (16) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, acendeu o alerta em Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, o Estado está em vigilância ativa e pronto para agir caso haja qualquer sinal de risco.
“Estamos em alerta”, afirmou Ingold, destacando que a Iagro mantém contato direto com as autoridades do Rio Grande do Sul e já colocou sua equipe à disposição para apoiar eventuais ações de contenção. “Nosso ponto forte está na inteligência geográfica e territorial, e podemos auxiliar na área de controle, se necessário.”
Primeiro caso em aves comerciais preocupa exportadores
O caso confirmado em Montenegro é o primeiro envolvendo aves comerciais no país. O protocolo internacional em situações como essa prevê medidas rígidas de biossegurança, como o despovoamento da granja afetada (abate dos animais), desinfecção completa da área e monitoramento epidemiológico em um raio de 10 quilômetros do foco da contaminação.O caso confirmado em Montenegro é o primeiro envolvendo aves comerciais no país. O protocolo internacional em situações como essa prevê medidas rígidas de biossegurança, como o despovoamento da granja afetada (abate dos animais), desinfecção completa da área e monitoramento epidemiológico em um raio de 10 quilômetros do foco da contaminação.