Home > Destaque > Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado nesta sexta-feira (16) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, acendeu o alerta em Mato Grosso do Sul. Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, o Estado está em vigilância ativa e pronto para agir caso haja qualquer sinal de risco.

“Estamos em alerta”, afirmou Ingold, destacando que a Iagro mantém contato direto com as autoridades do Rio Grande do Sul e já colocou sua equipe à disposição para apoiar eventuais ações de contenção. “Nosso ponto forte está na inteligência geográfica e territorial, e podemos auxiliar na área de controle, se necessário.”

Primeiro caso em aves comerciais preocupa exportadores

O caso confirmado em Montenegro é o primeiro envolvendo aves comerciais no país. O protocolo internacional em situações como essa prevê medidas rígidas de biossegurança, como o despovoamento da granja afetada (abate dos animais), desinfecção completa da área e monitoramento epidemiológico em um raio de 10 quilômetros do foco da contaminação.O caso confirmado em Montenegro é o primeiro envolvendo aves comerciais no país. O protocolo internacional em situações como essa prevê medidas rígidas de biossegurança, como o despovoamento da granja afetada (abate dos animais), desinfecção completa da área e monitoramento epidemiológico em um raio de 10 quilômetros do foco da contaminação.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Riedel vai definir até final de Abril o seu novo partido político

O prazo final para decisão do futuro político do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), é final ...