Home > Destaque > Balneários lideram visitas de turistas em 2023

Balneários lideram visitas de turistas em 2023

 

Bonito segue como destino turístico de destaque em Mato Grosso do Sul. A cidade bateu recorde histórico de 313.316 visitantes no ano passado. É a maior visitação desde 2015, ano em que o Oteb (Observatório do Turismo e Eventos de Bonito) iniciou a pesquisa mensal do fluxo turístico no destino.

Comparado a 2022, quando recebeu 280.391 turistas, Bonito acolheu 32.925 visitantes a mais em 2023, superando não apenas os números anteriores, mas também alcançando a marca de 909.605 vouchers comercializados.

Os balneários e as experiências de flutuação lideraram o ranking entre as 11 modalidades de atrativos monitoradas. No mês de dezembro, a cidade recebeu 28.962 turistas, totalizando 97.748 visitações. A rede hoteleira, por sua vez, registrou uma taxa de ocupação de 63%, com uma média anual de 60%.

Os dados coletados incluem o movimento de passageiros no aeroporto de Bonito, que em dezembro registrou 2.484 desembarques, representando 8,58% do total de visitantes. A origem dos turistas revelou que 54,49% eram da região Sudeste e 27,33% do Sul.

A analise é que o crescimento não deve parar. A turismóloga Janaina Mainchein, coordenadora do Oteb, comenta que a expectativa para 2024 é de crescimento, impulsionado pela realização de eventos geradores de fluxo turístico, pela pavimentação da MS-345 (novo acesso a partir de Campo Grande) e pelo estímulo a roteiros integrados com o Pantanal e o Parque Nacional da Bodoquena em processo de abertura.

Mais visitados – De acordo com o boletim do Oteb, os balneários lideraram as visitações em dezembro, totalizando 49.203. Bonito conta com oito atrativos nessa categoria, incluindo o Balneário Municipal, administrado pela prefeitura e único gratuito para os moradores. Entre 15 de dezembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024, o local, situado a 7 km da cidade, recebeu cerca de 10 mil visitantes, conforme dados da portaria do atrativo.

A flutuação foi o segundo passeio mais procurado em dezembro, registrando 16.704 visitações. Os banhos de cachoeiras também foram a preferência dos turistas, contabilizando 10.713 visitações no mês. A Gruta do Lago Azul, gradualmente reaberta pós-pandemia, recebeu a visita de 72.591 pessoas em 2023, com uma ocupação média anual de 65%, conforme dados do Oteb.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado ...