Home > Destaque > Educação faz encontro sobre Plano Municipal pela Primeira Infância em Nioaque.

Educação faz encontro sobre Plano Municipal pela Primeira Infância em Nioaque.

Os envolvidos no “fazer em Educação” da Secretaria Municipal de Nioaque, tiveram um dia intenso de trabalho com a Comissão Municipal responsável pela construção do Plano pela Primeira Infância.
Com a finalidade de promover, elaborar e coordenar a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nioaque foi constituída uma Comissão Municipal Intersetorial integrada por representantes dos de diversos segmentos da Sociedade Nioaquense, realizando a primeira reunião em 23 de agosto de 2023 iniciando a elaboração

do Plano.
No mesmo dia a Secretaria Municipal de Educação durante o horário de HTPC promoveu uma palestra para todos Comissão Municipal, proferida pela Professora Nair Soares com o tema : Primeira Infância:
compromisso de todos com o período inaugural da vida”, reuniu cerca de 30 de diversas área das secretarias do município. Ensino refletiram sobre a importância das ações intersetoriais na promoção do máximo desenvolvimento infantil.
Os debates circularam sobre a importância das intervenções positivas nos 6 primeiros anos de vida e a disponibilidade ética para acolher e atender as crianças em suas necessidades, potencialidades, desejos e especificidades.
“Acreditamos que o melhor investimento a ser feito é na Primeira Infância. Nioaqe também acredita que o Brasil do futuro começa agora”, disse a Secretário Municipal de Educação Emerson Augusto Nahabedian Ramos.

Entenda 

O mês de agosto foi instituído como o Mês da Primeira Infância por meio da Lei nº 14.617 de 2023 que visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade e a suas famílias. Esse mês tem o objetivo de promover educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e com suas famílias; e disseminação da importância do investimento na primeira infância, com vistas à promoção e ao desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos ao público da primeira infância.
O Decreto N° 088/2024 instituiu a Comissão Intersetorial Municipal Responsável pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância PMPI de Nioaque-MS, de duração decenal, abrangendo os direitos da criança de 0 até 6 anos de idade, às gestantes e suas famílias com abordagem intersetorial e a participação das instituições e setores do governo municipal e da sociedade civil.
São conteúdos prioritários do Plano Municipal pela Primeira Infância: a saúde, a alimentação, a educação infantil, a convivência familiar e comunitária, a assistência social à família da criança, a cultura, o brincar e o lazer, o espaço e meio ambiente, a proteção contra toda forma de violência, prevenção a acidentes, medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica e a indução ao consumismo.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Alerta: MS acompanha de perto situação do 1º caso de Gripe Aviária

Confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais no Brasil, registrado ...