Alerta: Em época de eleições as redes sociais são usados para os jogos de trapaças e “vale-tudo”. Pensando nisso, o site Cidade das Vogais adverte a população para a prática de pesquisa fake no Instagram, com o uso de compra de votos online.
Além de ilusória, as pesquisas fake de internet são proibidas, podem – e devem – ser notificadas na justiça eleitoral do município onde ela foi feita.
Pesquisas confiáveis são as registradas no site do TSE
A eleitora e o eleitor devem ficar atentos: pesquisa eleitoral de intenção de voto para as Eleições Municipais 2024 só tem validade se registradas através do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), da Justiça Eleitoral. Desde o início do ano, foram registradas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 85 pesquisas.
A partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou às candidatas e aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrá-las no PesqEle
Como é feita uma pesquisa devidamente registrada?
Você, certamente, já ouviu falar sobre as pesquisas eleitorais, certo? Muita gente tem dúvidas sobre a realização destas pesquisas, já que nunca nem sequer fez parte de alguma. Muitos realmente ficam de fora delas, mas existe uma explicação para isso. Entenda como é feita uma pesquisa eleitoral:
Em primeiro lugar, é importante saber que as pesquisas eleitorais não acontecem somente no período das eleições Periodicamente, são realizados levantamentos sobre a popularidade de candidatos e governantes. Você já deve ter visto, por exemplo, pesquisas com índices de aprovação ou rejeição daquele politico da sua cidade. E antes das eleições, lembra-se de pesquisas que mostravam quem venceria a eleição para presidente, caso ela acontecesse ainda naquele ano? Pois então, essas são tipos de pesquisa eleitoral.