Home > Destaque > Mato Grosso do Sul, conheça sobre o seu Estado que completa 47 anos neste 11 de outubro

Mato Grosso do Sul, conheça sobre o seu Estado que completa 47 anos neste 11 de outubro

Mato Grosso do Sul é um estado da região Centro-Oeste. Abriga enorme biodiversidade com a presença do Pantanal, considerado a maior planície alagável do mundo.

Mato Grosso do Sul é uma unidade federaiva localizada na região Centro-Oeste do Brasil. Tem como capital o município de Campo Grande, o mais populoso do estado. Sua paisagem natural é composta predominantemente por dois biomas, o Cerrado e o Pantanal, além de um relevo, em sua maior parte, plano. Trata-se de um grande produtor agropecuário, com destaque para a criação bovina e para o cultivo de grãos.

Dados Gerais

  • Região: Centro-Oeste.
  • Capital: Campo Grande.
  • Governo: democracia representativa.
  • Área territorial: 357.142,08 km² (IBGE, 2022).
  • População: 2.757.013 habitantes (IBGE, 2022).
  • Densidade demográfica: 7,72 hab./km² (IBGE, 2022).
  • Fuso: Horário Padrão do Amazonas (GMT -4 horas).
  • Clima: Tropical

Geografia

O Mato Grosso do Sul fica localizado na região Centro-Oeste do Brasil, tendo como capital o município de Campo Grande. Sua área territorial é de 357.142,08 km², o que o coloca na sexta posição entre as unidades federativas de maior extensão do país. O território sul mato-grossense faz fronteira:

  • ao norte, com o Mato Grosso;
  • a nordeste, com Goiás;
  • a leste, com Minas Gerais e com São Paulo;
  • a sudeste, com o Paraná.

A oeste, o estado faz divisa com dois países: com a Bolívia, em uma estreita faixa a noroeste, e com o Paraguai.

Clima

O tipo climático predominante no Mato Grosso do Sul é o Tropical, havendo variações entre o norte e sul do território. Enquanto nas áreas setentrionais a temperatura média fica em torno de 24,5 ºC, nas terras meridionais, as temperaturais anuais são mais baixas, variando na faixa dos 18 ºC aos 20 ºC.

O volume de chuvas é consideravelmente maior no centro do estado, podendo chegar à marca de 1500 mm anuais. Nas outras áreas, as métricas vão de 1000 mm a 1250 mm ao ano. Considerando o clima, a pluviosidade está concentrada nos meses de verão, sendo os invernos mais secos.

Relevo

O relevo sul-mato-grossense é bastante dissecado e marcado pelas baixas e médias altitudes, sendo caracterizado pela predominância de planaltos e planícies.

Conforme a classificação proposta por Jurandyr Ross, a maior parte do estado está inserida na unidade dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná, que se estende pelas terras centrais e leste. Outro domínio planáltico que forma seu relevo são os planaltos e serras residuais do Alto Paraguai.

A depressão do Miranda abrange uma estreita faixa a oeste do estado, região essa em que predomina a planície do Pantanal, onde as cotas altimétricas ficam entre 100 m e 200 m. Trata-se da maior área alagável do planeta.

O ponto culminante do estado é o morro Grande, com 1065 metros de altitude e que se localiza próximo de outra importante área montanhosa do Mato Grosso do Sul, a serra da Bodoquena.

Vegetação

A cobertura vegetal do estado é composta por feições características de três biomas. O principal deles é o Cerrado, que se espraia pela maior parcela do território sul-mato-grossense.

Em toda a faixa oeste do estado e principalmente no noroeste, há o predomínio do Pantanal. Nesse bioma é possível encontrar espécies vegetais que compõem outros quadros naturais, como do próprio Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. Uma pequena parte da flora é endêmica, isto é, consiste em espécies originárias do bioma pantaneiro. Dispondo de grandes superfícies permanentemente alagadas, chamam atenção as plantas aquáticas, como as vitórias-régias.

Já no sudeste do estado, encontra-se uma área recoberta pela Mata Atlântica.

Hidrografia

O sistema de drenagem do estado se divide entre duas bacias hidrográficas: a do Paraguai e a do Paraná, respectivamente a oeste e a leste no território sul-mato-grossense. Seu divisor de águas são as serras de Maracaju e da Bodoquena, no centro-sul do estado. Os principais rios são: Aquidauana, Apa, Aporé, Miranda, Paraguai, Paraná, Paranaíba e Sucuriú.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

20º Festival da Guavira de Bonito acontece dias 21 e 23 de novembro na Praça da Liberdade

A ansiedade acabou para os fãs do Festival da Guavira de Bonito. A programação oficial do evento, que acontece entre ...