Home > Destaque > Região: Trigêmeas de Guia Lopes da laguna terão suas histórias contadas em filmes

Região: Trigêmeas de Guia Lopes da laguna terão suas histórias contadas em filmes

O cineasta sul-mato-grossense Dannon Lacerda deu início a gravação do curta-metragem “As Marias”, em Guia Lopes da Laguna, sua cidade natal, para narrar a trajetória de vida de três mulheres importantes na família.

O documentário traz as tias trigêmeas – Maria Etelvina, Maria Leonor e Maria Salvadora -, que em 1947 viraram notícia no então Mato Grosso. Contam que até o governador foi visitá-las em virtude do ineditismo da gravidez tripla.

Etelvina, Santinha e Duna, como são conhecidas na cidade, originam-se de famílias tradicionais, sendo trinetas de José Francisco Lopes (o Guia Lopes, da Retirada da Laguna) e de Senhorinha Barbosa Lopes.

A partir das histórias dessas três irmãs, Dannon conta que irá abordar os costumes das cidades interioranas da região de fronteira, pois parte deles originam-se do Paraguai como a sopa paraguaia, a chipa, o tereré, as guarânias e o chamamé. “MS tem uma cultura muito rica e multifacetada, pois faz divisa com 5 estados e 2 países, e isso precisa ser mostrado no cinema. No meu caso, o foco é na região de fronteira pois faz parte da minha identidade”, comenta o diretor.

O curta-metragem foi produzido por Bianca Machado, residente em Corumbá, e contou com uma equipe enxuta e 100% do MS: João Paulo Gonçalves na direção de fotografia, Emerson Fernandes como gaffer, Camila Zavallo na direção de arte e figurinos, Carol Dória como assistente de direção, Biscoito no som direto, e Dannon que assina direção, roteiro e produção-executiva, além de assistentes e auxiliares.

Esse será o primeiro documentário do cineasta e também o primeiro a ser rodado em MS, depois de ter realizado 6 curtas e 1 longa-metragem selecionados e premiados em diversos festivais.

Donos das produções Omoidê, Diálogo, Indícios, Cine Centímetro e Copa 181, o diretor já participou de dezenas de festivais recebendo diversas premiações como Melhor curta América do Sul no FestCine América do Sul – Campo Grande (MS); Melhor filme, melhor direção, melhor fotografia, melhor edição e melhor ator 141ª Mostra de Vídeo Independente – Porto Alegre (RS); Menção honrosa de melhor ator para Malvino Salvador no 2° Festival Brasil de Cinema Internacional – Rio de Janeiro (RJ), pelo curta Cine Centímetro, e Melhor longa-metragem internacional no Festival Internacional de Cinema de Maipú (FICMAI) – Argentina; Melhor longa-metragem, direção, roteiro e ator (Carlos Takeshi) no FestCine Pedra Azul – ES, pelo longa Copa 181.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

20º Festival da Guavira de Bonito acontece dias 21 e 23 de novembro na Praça da Liberdade

A ansiedade acabou para os fãs do Festival da Guavira de Bonito. A programação oficial do evento, que acontece entre ...