O futebol é um sonho para qualquer um, com os indígenas não é diferente, e alguns deles tem a chance de mostrar seu talento no Campeonato Indígena de Futebol Masculino, categoria livre, de Nioaque, que segue em andamento com rodada de jogos todos os domingos, no Estádio da Aldeia Água Branca “Arena Pedrão”.
Neste último domingo (27), foi realizado no período vespertino dois jogos válidos pela 5ª rodada com os seguintes resultados: TEC 2 X Kopenóti Tereno 4 e CEAB 1 x Vila João Marques 1.
O Campeonato Indígena é organizado pela Terra Indígena Nioaque, com apoio da Prefeitura de Nioaque, Vereador Sérgio Terena e os Caciques Ramão Silva, Valmir Rocha, Joel Marques e Adelvar Pereiras, conta com 09 equipes e foi iniciado mês passado, sendo a primeira edição pós-pandemia com vários times das comunidades.
A organização enfatiza que um dos objetivos é promover a transformação social através do esporte com um campeonato que leva em consideração a diversidade e a inclusão, além de defender de maneira permanente a luta pelos direitos indígenas.