Home > Destaque > Senadores de MS defendem mudanças no texto da reforma tributária

Senadores de MS defendem mudanças no texto da reforma tributária

Os senadores sul-mato-grossenses estão preocupados com a Reforma Tributária aprovada semana passada pela Câmara dos Deputados e defendem alterações no texto que chegou dias atrás ao Senado.

A senadora Tereza Cristina (PP) disse a imprensa que a reforma é importante, mas defende que o assunto seja tratado sem pressa. “Não é um tema fácil porque você acaba mexendo com toda a economia, com uma diversidade de setores, dentre eles, o agronegócio”, declarou.

Segundo Tereza, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), afirmou aos líderes que a Casa irá analisar a matéria com calma, diferente do ritmo acelerado adotado pela Câmara dos Deputados. Informou que, nos próximos dias, deverá ser formada uma comissão para analisar a matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mesmo não havendo previsão regimental.

De acordo com o Regimento, explica a senadora, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) apenas tramitaria na Comissão de Constituição e Justiça. “Teremos esse grupo que vai trazer autoridades nesse assunto de tributação, para que possam melhorar o texto”, explicou.

O senador Nelsinho Trad (PSD) não respondeu diretamente aos nossos questionamentos. Por meio de sua assessoria, encaminhou um pronunciamento feito no Senado, no qual cobra a criação de um grupo de trabalho para auxiliar o relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

á a senadora Soraya Thronicke (Podemos) alertou para uma projeção que revela “aumento altíssimo da carga para o setor de serviços”. Ela garantiu que irá trabalhar para corrigir essa distorção.

Perda de arrecadação

Sobre possível perda de arrecadação para Mato Grosso do Sul, as senadoras argumentam que que é preciso checar a veracidade dos números. Thronicke não acredita que o Estado irá perder diretamente recursos. Na avaliação dela, não haverá perda porque não terá diminuição de alíquota.

“O receio de Mato Grosso do Sul, assim como dos demais Estados do Centro-Oeste e do Nordeste, é que, com o fim da possibilidade da política de incentivos fiscais com o ICMS, empresas deixem esses estados para centros com maior infraestrutura instalada”, explicou. Para a senadora, a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional deverá resolver esse impasse.

Tereza Cristina diz que, primeiramente, é preciso consultar corpo técnico para saber se haverá mesmo perdas para os Estados. A senadora argumenta que o Art. 20 da PEC, que possibilita aos Estados criarem tributos para setores específicos, poderia ser solução para possível perda.

“Nesse debate, é preciso ter muito cuidado para não criarmos excepcionalidades demais e, no final, em vez de enxugar e simplificar, termos mais taxas”, alertou.

Nesse ponto, a senadora Soraya Thronicke diverge da colega de bancada. “Minha preocupação é que o art. 20 da PEC 45 permitirá a instituição de novos impostos pelos entes federados que venham a receber essa nova competência tributária, sem apontar o mínimo de previsibilidade para isso”, justificou.

As senadoras, no entanto, concordam sobre a complexidade da matéria e defendem calma para a discussão do texto. “Acredito que, no Senado, o texto será analisado com mais cautela, sem precipitações”, conclui Thronicke.

Sobre Alysson Lopes

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

20º Festival da Guavira de Bonito acontece dias 21 e 23 de novembro na Praça da Liberdade

A ansiedade acabou para os fãs do Festival da Guavira de Bonito. A programação oficial do evento, que acontece entre ...